Constelação Sistêmica Familiar é um processo fenomenológico grupal que tem o objetivo de trazer à consciência e transformar padrões geracionais de sofrimento e infelicidade familiar.

Bert Hellinger desenvolveu este método trabalhando com famílias por mais mais de 50 anos, e observando a manutenção no sistema familiar de padrões inconscientes de ansiedade, raiva, culpa, depressão, alcoolismo e até doenças, como uma forma de pertencimento à determinada família.

Mesmo que não seja aparente ou reconhecido, todos os membros familiares têm entre si uma lealdade e uma ligação profunda que determinam a continuidade de cicatrizes e crenças limitantes através de gerações.

A Constelação Familiar permite a quebra destes padrões para uma vida mais saudável, realizada, feliz e gratificante. Sua aplicação é bastante ampla, beneficiando: – pessoas que sofrem de distúrbios psicológicos tais como ansiedade, depressão, fobias, compulsão… – adicção alcoolismo e drogas – aqueles que buscam lidar mais positivamente com doença severa e/ou morte de membros familiares – a procura por relacionamentos mais saudáveis e satisfatórios – desafios e/ ou dificuldades profissionais ou financeiras… Entre outras tantas possibilidades, a Constelação Familiar proporciona à vida e aos relacionamentos dos participantes mais conexão, gratidão e amorosidade; além de um melhor entendimento a respeito de questões e vivências profundas, que podem ser acolhidas e ressignificadas.

Os resultados possibilitam o estar no mundo de forma mais leve e harmônica, maior liberdade de escolhas e força pessoal para concretizá-las.

Andrea M.P Murer

O que é Constelação Sistêmica Familiar?

Constelação Sistêmica Familiar é um trabalho filosófico e terapêutico que foi desenvolvido pelo pedagogo, psicoterapeuta e filósofo alemão Bert Hellinger.

Como se desenvolve o trabalho de Constelações Familiares?

O trabalho de Constelações Familiares pode ser desenvolvido individualmente ou em grupo. Individualmente, o cliente traz um tema pessoal em que o constelador pode trabalhar com bonecos para representar papéis da situação em questão, ou o constelador pode trabalhar sem nenhum recurso externo onde ele próprio e o cliente podem representar os papéis dentro da constelação. Em grupo, você pode participar trazendo um tema pessoal para ser trabalhado (Constelar) ou apenas assistir ao workshop estando disponível para representar em alguma constelação.

O que significa “Constelar um Tema”?

Constelar um tema é uma das maneiras de se participar de um workshop ou do atendimento individual. A pessoa que escolhe constelar um tema é denominado de cliente. O cliente traz um tema pessoal que quer trabalhar. O constelador explora o tema com algumas perguntas e pede para o cliente escolher pessoas que irão representar determinados papéis. O cliente coloca os representantes no salão e o constelador irá acompanhar a dinâmica que surgir.

O que significa “Assistir” ou “Participar como Representante”?

Nesta forma de participar, a pessoa ficará apenas disponível para participar ou não de alguma constelação. Poderá também fazer perguntas entre as constelações sobre qualquer assunto relacionado.

Qual o objetivo do trabalho com Constelações Sistêmicas Familiares?

O objetivo principal do trabalho é se expor à tudo que atua no cliente e no sistema no qual ele(a) está inserido.

O que é um sistema?

Sistema é um grupo de pessoas ou coisas, que permanecem unidos ou vinculados, em função de um interesse comum ou forças que os permeiam, independente de que tenham consciência ou não.

Quais temas podem ser trabalhado nas Constelações Sistêmicas Familiares?

Qualquer tema importante para o cliente onde ele(a) não esteja conseguindo solução pode ser trabalhado, tais como: relacionamentos, desequilíbrios emocionais, separações, doenças crônicas, problemas financeiros, falência, vida profissional, entre outras.

Quanto tempo dura um trabalho de Constelação Familiar?

A duração de uma constelação familiar é imprevisível, pois depende do sistema sendo trabalhado, do tema, dos representantes e do constelador. Pode durar de 5 minutos à uma ou mais horas. O tempo de duração de uma constelação também não possui nenhuma relação com o efeito que ela terá no cliente e nos representantes.

Quais as diferenças entre Movimentos da Alma e Constelações Sistêmicas Familiares?

Movimentos da Alma é a nova denominação que Bert Hellinger adotou para o trabalho de Constelações Sistêmicas Familiares. É uma nova fase de seu trabalho. Antigamente, no trabalho de constelações familiares ainda se procurava uma solução para a constelação. No novo trabalho de Constelações Sistêmicas Familiares ou Movimentos da Alma o constelador renuncia até mesmo à intenção de encontrar uma solução para o cliente e deixa-se guiar pelos movimentos de todo sistema em uma postura totalmente fenomenológica.

O que é uma postura fenomenológica?

É uma postura interna onde a pessoa se isenta de qualquer interpretação, julgamento, conhecimento prévio ou intenção e passa a observar e acompanhar os fenômenos do que jeito que se apresentam com total presença.

Autores: Elaine Lilli Fong e Saulo Nagamori Fong 


Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *

www.000webhost.com